Os desafios do Marketing, que poucos se preocupam…
A grande maioria das pessoas que habitam o mundo empresarial identificam o Marketing como sendo as atividades de publicidade para promover um produto e persuadir o consumidor a compra-lo. Seja no ambiente B2C (business to consumer), seja no ambiente B2B (business to business).
Na verdade, o Marketing é muito mais do que isso. Além da comunicação, é o Marketing que cuida do produto, do preço, de pessoas, de processos, etc, fazendo aqui uma referência aos conceitos criados pelo Pai do Marketing, o Prof. Philip Kotler. Porém, nosso objetivo aqui não é discutir o conceito de Marketing, mas refletir sobre algumas oportunidades, que muitas empresas acabam deixando escapar em sua prática.
Com o avanço do mundo digital e das Rede Sociais, as empresas passaram a utilizar este meio para divulgar e ofertar seus produtos, através de inúmeros formatos de publicidade, para que as pessoas pudessem visualizar as mensagens coloridas, animadas e até interativas, através de seus Smartphones. Observando o comportamento de qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, gênero, idade, renda social assistimos a uma grande mudança em seus hábitos.
Quando estamos em local público, de grande fluxo, percebemos uma boa parte de pessoas com a cabeça baixa, mexendo no celular. Não se escuta mais o barulho do celular, pois todo mundo se comunica por alguma rede social. Quando se precisa falar com alguém pelo telefone, a primeira coisa a fazer é lhe enviar uma mensagem e perguntar: “posso te ligar?” Muito estranho! Por que não ligar de uma vez? Se a pessoa quiser ela atende! O problema é que ninguém atende mais ao telefone, mas quando se comunica por mensagem a interação flui. Isto é somente uma pequena prova da brutal mudança de hábito ocorrendo e influenciando o comportamento do consumidor.
Podemos entender que o meio digital revolucionou a prática do Marketing. Porém, muitas empresas, somente substituiu o mundo analógico, pelo meio digital. Transferiu suas mensagens veiculadas de forma impressa ou não, através de canais tradicionais como rádio, TV, Outdoors e outros, para as Redes Sociais e Websites. E ainda, com um custo, infinitamente, mais baixo. O fato é que muitas empresas, ainda continuam praticando e Marketing de “ação e reação” ou seja: bombardeia-se as Redes Sociais com anúncios e aguarda os interessados para adquirir o produto, seja através de visita na loja física ou mesmo por meio do E-commerce.
O que muita gente não percebeu ainda, são as oportunidades que o meio digital proporciona para os negócios, facilitando o processo de vendas.
Analisemos algumas características:
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Interatividade instantânea com o cliente
Permitindo ao fornecedor adequar a oferta do produto, preço e outros serviços, de forma muito mais rápida e dinâmica.
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Pratica do Marketing de Permissão
Ao invés de sair “atirando” indiscriminadamente para todos os lados, é possível criar situações, em que o cliente se manifesta o interesse ou não de ouvir determinada oferta. Esta prática aumenta a taxa de sucesso, reduz custos e direciona melhor os esforços de vendas.
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Mensurabilidade total
Em toda e qualquer ação digital. É possível identificar o volume de pessoas a atingir, antes mesmo de disparar ações ou de forma espontânea, caso não se tenha uma campanha específica para se medir.
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Identificação do Prospect
Antes dele se tornar um Lead (interessado) em seu produto. Isto permite direcionar e diferenciar mais a oferta, de forma simples e automática.
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Praticar o CRM automatizado
É possível estabelecer uma interação com os Prospects e Leads, de forma massificada e automatizada até que o Lead se manifeste e entre numa negociação. Se feito por um vendedor ou um Call Center, o volume de pessoas a ser atingido seria infinitamente menor e com alto custo. E para o pós-venda, ficou mais fácil ainda, pois o envio de novas ofertas personalizadas é uma prática bastante viável.
Na prática, como as empresas fazem?
Empresas que nasceram no meio digital, como as Startups e outras, que migraram parte de seus negócios para este ambiente, entenderam muito bem estas vantagens e estão revolucionando as suas práticas. Estão utilizando tecnologia barata e fazendo um marketing revolucionário. Conseguem operacionalizar os conceitos, que outrora eram difíceis e caros de implantar.
Porém, uma grande parte das empresas, principalmente as pequenas e médias, ainda não conseguiram acessar estas novas práticas e compreender as possibilidades, que existem para qualquer negócio, de qualquer tamanho.
Quantos Websites de empresas, que fazem somente o papel de ser um folder institucional e que não permite nenhuma funcionalidade a mais, no sentido de estabelecer uma interação com o cliente? Ou mesmo empresas que pagam um valor mensal para suas agências e se limitam a fazer anúncios de ofertas de produtos no Facebook e Instagram?
Outras, que avançaram e estão criando conteúdo demasiado e enviando a seus prospects, porém ainda não conseguiram integrar esta prática com a abordagem de vendas. Ou seja, a Jornada do Cliente criada no meio digital funciona, de forma não integrada, com o processo de vendas no meio analógico.
A integração de canais é fundamental para que as iniciativas tragam resultados. Os processos de Marketing Digital precisam estar integrados com o processo de vendas e respectiva equipe de vendedores. Se a empresa não realiza a venda pelo meio digital, sem a necessidade de uma pessoa no processo, os esforços do Marketing Digital devem levar o interessado ao vendedor. É a integração do Marketing Inbound com o Marketing Outbound.
Quando se alinha, através da implantação do processo que capta o prospect pelo meio digital, estabelece a devida interação e leva-o ao vendedor para a abordagem de vendas, o Marketing torna-se muito mais efetivo e os investimentos se justificam. Ao invés de haver conflito de canais, haverá cooperação de todos e os resultados vão aparecer.
A Estratégia de Marketing Integrada
Para as empresas que vendem seus produtos, através de equipes de vendas e utilizam o Meio Digital para promovê-los, faz-se necessário desenhar uma estratégia que alinhe as respostas dos interessados das mídias sociais com o processo de vendas do mundo analógico.
Abaixo, algumas dicas importantes para a prática do Marketing Integrado:
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Planeje suas ações de Marketing Digital
Permitindo que o Prospect interessado possa se manifestar, identificando-se. Por exemplo, oferecendo algum conteúdo ou estimulando a curiosidade sobre o produto, em troca de seus dados. Existem no mercado diversas ferramentas que podem ser alugadas para captar estes interessados e iniciar um contato.
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Defina sua estratégia de comunicação digital
De forma a estabelecer uma comunicação com o Prospect Interessado, até que ele demonstre o real interesse pelo seu produto. Até aí, tudo pode ser feito de forma automatizada.
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Faça o Planejamento da Jornada do Cliente
Defina o momento certo, conforme a manifestação do Prospect, quando ele entrará em negociação ou estará pronto para comprar. Lembre-se que o processo de decisão de compra de um consumidor é uma sequência de etapas, que se inicia pela manifestação de um desejo até a decisão da compra.
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Traga o Prospect interessado para o mundo analógico.
A partir do momento em que esta manifestação de compra se tornou evidente é hora de fazer contato por telefone. A partir daí a equipe de vendas entra em cena e assume a negociação de vendas.
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E a Jornada do Cliente continua.
Ou seja, é preciso gerenciar a equipe de vendas, estabelecendo processos que permitam o registro dos contatos feitos com os Prospects, para se saber o que ocorreu, em cada contato. Sejam eles advindos do meio digital ou não, porém estes registros ajudarão a empresa a tomar decisões importantes sobre desempenho da equipe, comportamento do cliente, preço de produto, insatisfações, ações da concorrência, etc.
Portanto, quando se pensa no Marketing de forma integrada a Jornada do cliente é uma só, integrando todos os canais de origem dos Prospects.
Com isso, o aproveitamento dos investimentos em Marketing e o desempenho da equipe de vendas é muito maior.